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I. Introdução

II. O Nascimento do Comportamento do Consumidor

III - Compreendendo o Comportamento de Consumo

IV - Marketing e o Campo Comportamental do Consumidor

V - Áreas de Influência no Comportamento do Consumidor

VI - Considerações Finais

Referências Bibliográficas



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II. O Nascimento do Comportamento do Consumidor


      Este campo surgiu logo em seus primórdios, como um campo de estudo, nas décadas de 60 mais precisamente há 26 anos, em 1968, através da influência de escritores como Newman, Katona, Ferbera, Howard & Engel (apud Engel, Blackwell & Miniard, 2000) que visavam identificar as variáveis que identificam o consumidor, bem como outras variáveis como: suas atitudes inconstantes perante diferentes produtos, o comportamento de compra, as razões de causa e efeito que reagem à persuasão, dentre outras. O comportamento de consumo pode ser simplificado como o comportamento que os consumidores mostram quando estão procurando, comprando, usando, avaliando e determinando produtos, serviços e idéias.

      Assim, com o passar dos anos e de muitos estudos este campo foi tomando sustentação e robustez, ainda mais com a criação posteriormente de dois importantes veículos de divulgação como o Journal of Consumer Research e o Advances in Consumer Research da Associação para Pesquisa do Consumidor (Association for Consumer Research www.ama.org) nos Estados Unidos. Podemos até mesmo verificar na edição de 2002 do encontro anual do BALAS - Business American Latin Association Studies (www.balas.org), Florida, USA, onde fora criado uma área exclusiva para receber os trabalhos sobre comportamento do consumidor.

      Após o artigo seminal de Holbrook (1987) e outros (Holbrook & Hirschman, 1982; Hollbrook & O'Shaughnessy, 1988; Hunt, 1991) fora sugerido uma disciplina em programas de Mestrado (Msc & MBA) e Doutorado (PhD) de todo o mundo (Belk, 1986), e uma nova agenda ampliada de pesquisa que examinasse todos os aspectos do 'valor' potencialmente produzidos quando algum indivíduo adquirisse um produto/serviço.

     A seguir, destacamos algumas destas agendas de pesquisa sugeridas como futuras fontes de pesquisa por Holbrook (1987):

1. Estudos de pesquisa do consumidor e comportamento do consumidor;
2. Estudos de comportamento do consumidor envolvendo consumo;
3. Consumerismo envolvendo a aquisição, uso e disposição de produtos;
4. Produtos bons, serviços, idéias, eventos ou outras atividades que podem ser adquiridas, usadas ou dispostas em maneiras potenciais de valor;
5. Estudos que buscam identificar o valor, cujo tipo de experiência ocorre somente em organismos vivos, que necessitam de satisfação;
6. Desempenho p/ atingir a satisfação do consumidor (Beber, 1999; Evrard, 1993; Marchetti & Prado, 2001);
7. O processo de consumo (incluindo o processo de esgotamento nervoso)

     A pesquisa de consumidores é um campo multidisciplinar, pois foram desenvolvidas muitas teorias genéricas de comportamento do consumidor com ênfase na escolha e lealdade da marca integrando assim, muitas disciplinas das ciências comportamentais, sociais e econômicas. Foram feitas também importantes modificações e adaptações de construtos e teorias de ciências de maior reconhecimento para o estudo do comportamento humano como, por exemplo: teoria de atitudes, processamento de informações (Bettman, Johnson & Payne, 1991), procura de informações, personalidade, difusão de inovações, poder, conflito, mudanças sociais, economia de tempo e informação (Casotti, 1999).

     Conseqüentemente, seu crescimento e vitalidade serão no mínimo proporcionais aos de outras ciências do comportamento. Embora o espaço e objetivo deste paper não nos permitam uma revisão detalhada nos aspectos da pesquisa do consumidor, como os trabalhos de Calder & Tybout, (1987); Jacoby, (1978); Rossi & Hor-Meyll (2001) e Hollbrook, (1987; 1986), é correto dizer que a teoria da ciência do comportamento e a pesquisa tiveram um impulso real durante a "Segunda Guerra Mundial".

     Não é de causar surpresa que um grande e extenso campo de pesquisa tenha surgido focalizando o comportamento do consumidor, pois quanto mais um estrategista conhece o consumidor mais ele possui subsídios para manipular suas atitudes de compra.

     Assim, podemos dizer que o comportamento do consumidor "são as atividades diretamente envolvidas em obter, consumir e dispor de produtos e serviços, incluindo os processos decisórios que antecedem e sucedem estas ações" (Engel, Blackwell & Miniard, 2000, p.4).



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