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I. Introdução

II. O Nascimento do Comportamento do Consumidor

III - Compreendendo o Comportamento de Consumo

IV - Marketing e o Campo Comportamental do Consumidor

V - Áreas de Influência no Comportamento do Consumidor

VI - Considerações Finais

Referências Bibliográficas



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V - Áreas de Influência no Comportamento do Consumidor


     Várias são as áreas onde os profissionais de marketing podem atuar (ou mais precisamente influenciar) ao estudarem o comportamento do consumidor, citaremos aqui as mais importantes, a saber: atitudinal, cultural, étnica, social e status, pessoal, familiar e situacional.
     

     Influências nas Atitudes:
Podemos dizer que influenciar as atitudes e os comportamentos dos consumidores é uma das tarefas mais fundamentais, porém mais desafiadoras que as empresas enfrentam (Engel, Blackwell & Miniard, 2000). As influências em atitudes ocorrem através da persuasão da "comunicação". Nesta variável os principais fatores que devem ser levados em conta são: como é a mensagem, qual a sua fonte, possui ou não um endosso (Anexo III), possui demonstrações de produtos (Anexo I), possui humor, personalidade, etc. O objetivo é fazer com que o consumidor tenha uma atitude favorável com a propaganda em questão e futuramente com o produto/serviço, independente do target desta for uma mensagem comparativa entre produtos, uma mensagem afetiva, uma mensagem de apelo, de apresentação de características de produto (Anexo VII - possuir três lâminas), uma mensagem de defesa, etc. Neste caso, a mensagem visará alterar uma atitude estabelecida na mente do consumidor, para uma outra atitude (Anexo VIII - seja Arezzo).

      A persuasão ou ato de induzir, convencer (Petty e Cacioppo, 1986) depende das respostas cognitivas (pensamentos) e afetivas (sentimentos) que ocorrem durante o processamento da mensagem. Tanto as características do consumidor quanto as do produto devem ser ponderadas ao se desenvolver uma tática de comunicação.

     Influência Cultural: A cultura refere-se a um conjunto de valores, idéias, artefatos e outros símbolos significativos (Anexo IX - símbolo do "ser livre" empregado pelo cowboy) que ajudam os indivíduos a se comunicar, a interpretar e a avaliar como membros da sociedade. Para Boone & Kurtz (1998, p.168) ela é definida como "...valores, crenças, preferências e gostos passados de uma geração para outra". Nela incluem-se elementos tanto abstratos (valores, atitudes, idéias, personalidade), como materiais (livros, computadores, produtos) .

     Um estudo de Kaale (1993) mostrou como a compreensão cultural pode melhorar a eficácia da venda pessoal, e acabou descobrindo que ela é útil em programas de educação em administração. A cultura tem um impacto profundo na maneira como os consumidores se percebem, nos produtos que compram e usam, nos processos de compra e nas organizações das quais compram. Existe atualmente um mercado potencial para diversas culturas existentes como as japonesas, americanas, asiáticas. Profissionais de marketing devem estar atentos aos padrões e potencialidade de consumo destes grupos.

     Se os profissionais de marketing buscam uma perspectiva mais macrocultural para atuar, o texto de Hofstede (1984) cita as dimensões comuns em um ambiente internacional (cross-country): individualismo versus coletivismo; evitação de incerteza; distância do poder; e masculinidade-feminilidade.

     Influências Étnicas: São as culturas Negras ou Afro-Americana, Asiático-Americana, Hispânica ou Latina e Franco-Canadense e por fim as Sociedades Multinacionais que envolvem a cultura nativa americana, grupos de outras nacionalidades, étnicos religiosos. Etnia é um processo que pode ser definido objetivamente com base nas características sócio-culturais, ou subjetivamente, com base na identificação que uma pessoa faz de si e de outros . A etnografia de grupos de consumidores busca mapear as motivações de compra a partir da tríade indivíduos-grupos de referência-produtos (Jaime Jr., 2001).

     Engel, Blackwell & Miniard (2000) cita que os padrões étnicos são as normas e valores de grupos específicos ou microculturas. Assim, a Etnia consiste em um processo de identificação de grupo pelo qual as pessoas usam rótulos étnicos para definir a si mesmas e a outros.

     Influência Social e Status: Classes sociais são basicamente agrupamentos relativamente permanentes e homogêneos de pessoas na sociedade, permitindo que grupos de pessoas sejam comparados uns com os outros (Schiffman & Kanuk, 2000). Estes grupos são reconhecidos como tendo posições inferiores ou superiores por outras pessoas, geralmente com base em posição econômica do mercado. Este conceito de classe social implica uma hierarquia em que os indivíduos na mesma classe geralmente têm o mesmo grau de status, enquanto os membros de outras classes têm status maior ou menor. Podemos dizer que a classe social é determinada por três tipos de variáveis: econômica (Anexo II), de interação e política, assim cada grupo exibe valores e comportamentos característicos que são úteis para que analistas do consumidor elaborem programas eficientes de marketing. Para estes analistas alguns determinantes são: ocupação, desempenho pessoal, interações, posses, orientações de valor e consciência de classe.

     Influência Pessoal: Um grupo de referência é para Bearden & Etzel (1982) qualquer "pessoa ou grupo de pessoas que influencia, significativamente, o comportamento de um indivíduo". De forte foco pelas organizações está a influência pelo lado social. Grupos de referência são qualquer tipo de agregação social que pode influenciar atitudes e comportamentos, incluindo (a) grupos primários, (b) grupos secundários e (c) grupos aspiracionais. Um dos maiores grupos de referência são os new bikers (Schouten & Mcalexander, 1995) com suas Harley Davidson, onde o consumo destes produtos - motos, jaquetas, calças, blusas, etc. - chega a milhões de dólares por ano, outros grupos de referência ou tribos (skatistas, surfistas, grupos de rock, esportes radicais, equipes de esportes olímpicos, etc.) também não devem ser descartados por gestores e estrategistas. Quando maior a credibilidade do influenciador do grupo, maior seu impacto influenciador sobre as outras pessoas, estes líderes liberam suas experiências próprias e acabam induzindo novos usuários dos produtos. O marketing pode capitalizar recursos negativos e positivos através da influência pessoal ao "monitorar" o boca-a-boca e tentar controlá-lo quando for negativo, utilizando-se assim de um sistema defensor.

     Influência Familiar e do Domicílio: podemos definir por família um grupo de duas (Anexo VI) ou mais pessoas relacionadas por sangue (Anexo V). Nos estudos de influência familiar e de domicílio são verificadas a importância das influências gerais (familiar), papéis dos cônjuges (maridos e esposa), emprego, filhos, dentre outros no papel de consumo. O ciclo de vida familiar (recém-casados, meia idade, idosos) também é um importante item de peso significante para os estrategistas de marketing desenvolverem seus produtos e serviços. Atualmente verificamos algumas reportagens destacando que os homens passaram a se ocupar mais com a cozinha, as mulheres com alimentos pré-cozidos e congelados. Os profissionais de marketing devem estar mais interessados nos papéis desempenhados por mulheres, homens e crianças neste ciclo.

     Influência Situacional: Os ambientes físicos e sociais, de tempo, de tarefa e estados antecedentes - academia, clubes, ambiente de trabalho, igrejas, escola de negócios - são as características principais que abrangem uma dada situação de consumo situacional. No comportamento do consumidor, é útil considerar o impacto potencial de fatores ambientais em três áreas principais: situações de comunicação, compra e uso. A eficácia de mensagens de marketing geralmente pode depender do cenário de comunicação. O Anexo IV exemplifica um anúncio publicitário para uma dada situação que o ser humano enfrenta - a impotência sexual.



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