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I. Introdução

II. O Nascimento do Comportamento do Consumidor

III - Compreendendo o Comportamento de Consumo

IV - Marketing e o Campo Comportamental do Consumidor

V - Áreas de Influência no Comportamento do Consumidor

VI - Considerações Finais

Referências Bibliográficas



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Introdução

     Mais do que nunca compreender o consumidor é uma necessidade vital, reconhecida não apenas para as empresas, mas para toda a organização que se assuma como orientada para o mercado (Dubois, 1998).

     Até mesmo o famoso pai da administração Peter Drucker (1954, p.37) já havia dito isso antes, em outras palavras, em marketing os profissionais devem reconhecer que "o consumidor é o rei". Sob este contexto, uma necessidade cada vez mais crescente de pesquisar o comportamento do consumidor (consumer behavior) acerca dss empresas e gestores no novo milênio.

     Esta necessidade de compreensão não é à toa, uma vez que os próprios acadêmicos brasileiros em marketing já enfatizavam a importância e prioridade deste tópico para estudos e pesquisas em um contexto nacional conforme explana Vieira, (1998; 1999). Em outro ponto o Marketing Science Institute de 1996 à 2000 assentou este tópico enXtre os cinco primeiros lugares dentre as prioridades de pesquisa (Research Priorities, 1996-1998; Vieira, 1999).

     Sob esta indigência o nosso objetivo neste ensaio teórico é analisar e explicar mais detalhadamente o surgimento, importância e necessidade deste campo para gestores e acadêmicos em marketing. Ele está dividido em 03 partes após esta introdução: a primeira explicita detalhadamente como surgiu este campo; a segunda explica o comportamento de consumo; e a terceira apresenta as principais áreas de influência e persuasão que profissionais podem utilizar. Reflexões finais e direções para pesquisas futuras são expostas e discutidas na parte final.



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