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I. Introdução
II. O Nascimento do Comportamento do Consumidor
III - Compreendendo o Comportamento de Consumo
IV - Marketing e o Campo Comportamental do Consumidor
V - Áreas de Influência no Comportamento do
Consumidor
VI - Considerações Finais
Referências Bibliográficas
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Introdução
Mais
do que nunca compreender o consumidor é uma necessidade vital,
reconhecida não apenas para as empresas, mas para toda a
organização que se assuma como orientada para o mercado
(Dubois, 1998).
Até mesmo o famoso pai da administração
Peter Drucker (1954, p.37) já havia dito isso antes, em outras
palavras, em marketing os profissionais devem reconhecer que "o
consumidor é o rei". Sob este contexto, uma necessidade
cada vez mais crescente de pesquisar o comportamento do consumidor
(consumer behavior) acerca dss empresas e gestores no novo milênio.
Esta necessidade de compreensão
não é à toa, uma vez que os próprios
acadêmicos brasileiros em marketing já enfatizavam
a importância e prioridade deste tópico para estudos
e pesquisas em um contexto nacional conforme explana Vieira, (1998;
1999). Em outro ponto o Marketing Science Institute de 1996 à
2000 assentou este tópico enXtre os cinco primeiros lugares
dentre as prioridades de pesquisa (Research Priorities, 1996-1998;
Vieira, 1999).
Sob esta indigência o nosso
objetivo neste ensaio teórico é analisar e explicar
mais detalhadamente o surgimento, importância e necessidade
deste campo para gestores e acadêmicos em marketing. Ele está
dividido em 03 partes após esta introdução:
a primeira explicita detalhadamente como surgiu este campo; a segunda
explica o comportamento de consumo; e a terceira apresenta as principais
áreas de influência e persuasão que profissionais
podem utilizar. Reflexões finais e direções
para pesquisas futuras são expostas e discutidas na parte
final.

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