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I. Introdução

II. O Nascimento do Comportamento do Consumidor

III - Compreendendo o Comportamento de Consumo

IV - Marketing e o Campo Comportamental do Consumidor

V - Áreas de Influência no Comportamento do Consumidor

VI - Considerações Finais

Referências Bibliográficas



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VI - Considerações Finais


     
A pesquisa do comportamento do consumidor tornou-se uma plataforma importante para o marketing, tanto de fins lucrativos, como sem fins lucrativos, e tanto para setores como o público ou privado (Schiffman & Kanuk, 2000). Em sua forma mais básica, verificamos que o processo de marketing identifica as necessidades humanas não-preenchidas ou não-satisfeitas, desenvolve e fornece produtos e serviços planejados para satisfazerem a essas necessidades de modo que agradem os objetivos das empresas e da sociedade (stakeholders).

     Quando o marketing visa conhecer mais a fundo estas necessidades do consumidor (seu cliente), através do processo conhecido como a 'pesquisa do consumidor', são encontradas diferentes áreas que sofrem maior ou menor influência pelo marketing e principalmente programas de publicidade, conhecidas como: Influências Atitudinais Atitudes, Influências Cultural, Influências Étnicas, Influência Social e Status, Influência Pessoal, Influência Familiar e do Domicílio e Influência Situacional. Saber assaltar cada campo deste com programas individuais é sem dúvida o que propomos para os gestores neste trabalho.

     A cada momento este campo irá crescer mais e mais, saber conhecê-lo torna-se uma importante questão de sobrevivência por parte dos estrategistas e profissionais da área, até mesmo para gestores tomarem melhores decisões em estratégia de marketing. Identificar e compreender antecipadamente uma ação humana, facilita a organização em desenvolver futuros trabalhos de monitoração, persuasão e ação que visem o principal objetivo do marketing - satisfação e fidelização.

     Sugestões para investigações futuras: Finalizando este artigo, identificamos algumas áreas carentes de novas contribuições por parte da ciência, e sendo assim, ficam insinuadas para futuras pesquisas. A elaboração de artigos que (i) enfatizem as características de cada uma destas áreas de influência a um âmbito internacional; (ii) estudos de segmentação visando encontrar novas áreas onde o marketing pode influenciar no comportamento do comprador; e (iii) a verificação da existência de outras premissas (ou teorias) que o marketing possa se embasar para influenciar o comportamento do consumidor, serão de bom agrado para este campo que a cada dia se solidifica ainda mais.


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