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I. Introdução
II. O Nascimento do Comportamento do Consumidor
III - Compreendendo o Comportamento de Consumo
IV - Marketing e o Campo Comportamental do Consumidor
V - Áreas de Influência no Comportamento do
Consumidor
VI - Considerações Finais
Referências Bibliográficas
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IV - Marketing e o Campo Comportamental do Consumidor
O
marketing visualiza no estudo do campo do comportamento do consumidor
uma oportunidade única de receber pistas para o desenvolvimento
de novos produtos, características de produtos, preços,
canais de distribuição, mensagens e outros elementos
do mix de marketing.
Realmente ninguém tem maior
interesse e motivação em compreender o comportamento
do consumidor do que 'empresários e marqueteiros'. Muito
antes do início do marketing contemporâneo, estes usavam
várias maneiras para discernir o que seus compradores queriam.
A maioria dirigia pequenas empresas e conhecia seus clientes intimamente,
até o ponto de projetar ou oferecer um produto personalizado
(uma versão mais antiga do marketing 1:to:1) . Eles demonstraram
que motivação e comportamento podem ser entendidos
com precisão suficiente para reduzir, consideravelmente o
risco de fracasso de uma ação mercadológica.
Para Engel, Blackwell & Miniard
(2000) todas estas estratégias de marketing devem estar apoiadas
em quatro premissas básicas: (1) de que o consumidor é
soberano. Neste caso o consumidor tem total capacidade de filtrar
todas as tentativas de influência, com o resultado de que
tudo que é feito pela empresa deve ser adaptado à
motivação e ao comportamento do consumidor; (2) a
motivação e o comportamento do consumidor podem ser
entendidos simplesmente através de pesquisa. Assim, uma previsão
perfeita de sua conduta não é possível, mas
resultados estratégicos são melhorados notadamente
através de pesquisa feita e usada adequadamente; (3) o comportamento
do consumidor pode ser influenciado por atividade persuasiva que
leva seriamente o consumidor como soberano e consciente de suas
intenções; e por fim (4) a persuasão e influência
do consumidor têm resultados socialmente benéficos
desde que salvaguardas legais, éticas e morais restrinjam
tentativas de manipulação.
Assim o fortalecimento de uma estratégia
de marketing por parte do estudo do comportamento do consumidor
forma-se. O profissional ou gestor deve sempre levar em conta o
poder do consumidor em decidir quais produtos são melhores
para seu consumo, quais são as motivações que
o levam a adquirir um produto ou serviço, que comportamento
pode ser influenciado pela atividade de marketing, e por fim, que
esta influência deve ser no mínimo legal, ética
e moral, buscando sempre resguardar os direitos do consumidor.

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