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I. Introdução

II. O Nascimento do Comportamento do Consumidor

III - Compreendendo o Comportamento de Consumo

IV - Marketing e o Campo Comportamental do Consumidor

V - Áreas de Influência no Comportamento do Consumidor

VI - Considerações Finais

Referências Bibliográficas



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IV - Marketing e o Campo Comportamental do Consumidor


    
O marketing visualiza no estudo do campo do comportamento do consumidor uma oportunidade única de receber pistas para o desenvolvimento de novos produtos, características de produtos, preços, canais de distribuição, mensagens e outros elementos do mix de marketing.

     Realmente ninguém tem maior interesse e motivação em compreender o comportamento do consumidor do que 'empresários e marqueteiros'. Muito antes do início do marketing contemporâneo, estes usavam várias maneiras para discernir o que seus compradores queriam. A maioria dirigia pequenas empresas e conhecia seus clientes intimamente, até o ponto de projetar ou oferecer um produto personalizado (uma versão mais antiga do marketing 1:to:1) . Eles demonstraram que motivação e comportamento podem ser entendidos com precisão suficiente para reduzir, consideravelmente o risco de fracasso de uma ação mercadológica.

     Para Engel, Blackwell & Miniard (2000) todas estas estratégias de marketing devem estar apoiadas em quatro premissas básicas: (1) de que o consumidor é soberano. Neste caso o consumidor tem total capacidade de filtrar todas as tentativas de influência, com o resultado de que tudo que é feito pela empresa deve ser adaptado à motivação e ao comportamento do consumidor; (2) a motivação e o comportamento do consumidor podem ser entendidos simplesmente através de pesquisa. Assim, uma previsão perfeita de sua conduta não é possível, mas resultados estratégicos são melhorados notadamente através de pesquisa feita e usada adequadamente; (3) o comportamento do consumidor pode ser influenciado por atividade persuasiva que leva seriamente o consumidor como soberano e consciente de suas intenções; e por fim (4) a persuasão e influência do consumidor têm resultados socialmente benéficos desde que salvaguardas legais, éticas e morais restrinjam tentativas de manipulação.

      Assim o fortalecimento de uma estratégia de marketing por parte do estudo do comportamento do consumidor forma-se. O profissional ou gestor deve sempre levar em conta o poder do consumidor em decidir quais produtos são melhores para seu consumo, quais são as motivações que o levam a adquirir um produto ou serviço, que comportamento pode ser influenciado pela atividade de marketing, e por fim, que esta influência deve ser no mínimo legal, ética e moral, buscando sempre resguardar os direitos do consumidor.


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