O que você achou do novo FAL express?
| O curso | Links | Diretrizes curriculares |
| Objetivo | Perfil profissional | Área de atuação |
| Competências e habilidades | Estrutura curricular |
| Corpo docente | Integração ensino, extensão e pesquisa |
| Funcionamento do curso | Expediente |
O CURSO
O Curso de Administração com Habilitação em Marketing teve autorização para funcionamento através da Portaria do MEC Nº 136 de 01/02/2001, publicada no D.O.U. de 10/02/2001, e reconhecido pela Portaria do MEC Nº 2.490 de 11/07/05, publicado em DOU de 12/7/05. O currículo do Curso está construído numa estrutura abrangente e flexível, de maneira que sua implementação respeite as vivências e experiências já adquiridas pelo aluno, promova o desenvolvimento das competências necessárias à vida produtiva e permita a atualização contínua de seus programas, numa relação dinâmica e transformadora entre o contexto e a formação acadêmica, respondendo assim, não somente às necessidades do mercado de trabalho, mas servindo como instrumento de mudança no enfoque do administrador solucionador de problemas, orientador, promotor e multiplicador de novas relações produtivas e sociais. Para tanto é composto de um corpo docente qualificado, (especialistas, mestres e doutores) e com experiência comprovada na área.
LINKS
DIRETRIZES CURRICULARES
Para obter mais informações sobre as diretrizes curriculares do curso de Administração acessar o site www.mec.gov.br.
OBJETIVO
Preparar profissionais em Administração, com habilitação em Marketing, através de uma sólida formação humanística e, científica, capazes de compreender suas funções técnicas e humanas e apresentar, a partir de uma visão sistêmica, características empreendedoras e criativas, demonstrando pleno desenvolvimento das competências gerais e específicas, essenciais ao desempenho do profissional e do cidadão, que o mercado e a vida em sociedade requer.
Este conjunto de competências amplia-se para além da dimensão cognitiva e intelectual, exigindo capacidade comunicativa, de relacionamento social, comportamental e político. Esta formação constitui-se também no saber-ser e não apenas no saber-fazer, preparando o administrador para atuar como agente do desenvolvimento.
PERFIL PROFISSIONAL
O egresso do Curso de Administração com habilitação em Marketing deve apresentar uma visão global da dinâmica organizacional, demonstrando habilidade para compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual está inserido e para tomar decisões em um mundo produtivo, globalizado e competitivo.
Desenvolverá atividades de relacionamentos interno e externo sendo responsável pelo Plano Institucional de Marketing, desde sua elaboração até a avaliação de seus resultados.
O gestor de Marketing deverá apresentar grande capacidade de comunicação e bom relacionamento interpessoal, visto que o foco da sua atuação é o atendimento à satisfação do cliente, devendo ainda, no exercício de suas atribuições, adotar uma postura ética e estar atento às tendências de mercado e ao comportamento dos consumidores, assim como, comprometido com o aprendizado contínuo, demonstrando disposição para mudança e auto-desenvolvimento. Será um empreendedor dinâmico e criativo capaz de adaptar-se às adversidades impostas pelo mundo do trabalho. Deverá ainda se apropriar de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional, participando continuamente de equipes multidisciplinares.
ÁREA DE ATUAÇÃO
Poderá atuar em cargos executivos de empresas de caráter privado, de qualquer segmento empresarial ou em empresas públicas, nas áreas de marketing e vendas ou, ainda, como autônomo.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Portanto, o Curso de Administração com Habilitação em Marketing da Faculdade de Natal, se propõe a formar cidadãos e profissionais generalistas com visão estratégica e capacidade de análise e reflexão crítica sobre a realidade macro-social e com postura ética. Essas qualidades habilitam o profissional de Administração, na área de Marketing, a atuar de forma empreendedora junto às organizações, em consonância com os padrões de excelência requeridos pelo ritmo e amplitude das transformações globais.
ESTRUTURA CURRICULAR
O currículo do Curso de Bacharelado em Administração, com habilitação em Marketing, está fundamentado nos princípios das diretrizes curriculares para os cursos da Área de Administração (Resolução nº 01 de 02/02/04) e contempla conteúdos que permitem a inter-relação com a realidade nacional e internacional, a partir da contextualização de sua aplicabilidade no âmbito das organizações, utilizando tecnologias inovadoras e atendendo ao que estabelece esta Resolução, quanto aos seguintes campos de formação:
A estrutura curricular do Curso de Administração, com habilitação em Marketing oferece uma carga horária de 3.144 horas, distribuídas em atividades práticas e teóricas, num período de 04 (quatro) anos.
Estrutura para o ano de 2007:
1° ANO
1º Semestre
2º Semestre
2° ANO
3º Semestre
4º Semestre
3° ANO
5º Semestre
6º Semestre
4° ANO
7º Semestre
8º Semestre
Carga horária de Atividades Independentes deverá ser desenvolvida ao longo do curso: 270h/a
Carga horária total: 2982h/a
CORPO DOCENTE
INTEGRAÇÃO ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA
Os objetivos, métodos e técnicas previstas no Plano Pedagógico do Curso permitem a integração do ensino à pesquisa e à extensão, princípios indissociáveis na vida acadêmica.
O Curso de Administração, com habilitação em Marketing, desenvolve uma política de incentivo à investigação científica para o fortalecimento do ensino. A pesquisa, nesse sentido, consiste em meio para melhoria e instrumentalização do ensino, apoiando-se nos avanços científicos, como forma de inovar e descobrir novos caminhos.
Na área da Pesquisa são estimuladas as seguintes modalidades a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo:
A Extensão constitui a ligação entre a Faculdade e a Sociedade. Este entendimento permite ao Curso de Administração com habilitação em Marketing, assumir a missão de participante na disseminação do saber, garantindo a consolidação do trabalho extensionista através de:
Com esta visão institucional, a extensão tem a função de interligar Faculdade/Comunidade, através de uma ação conjunta que permite o conhecimento das necessidades e dos interesses da sociedade, subsidiando o ensino e desenvolvendo a formação de uma consciência social e cultural.
FUNCIONAMENTO DO CURSO
O curso funciona em dois locais: na Unidade I, localizada na Alameda das Mansões, 2110 - Candelária e na Unidade II na Av. Maria José Lira S/N Bairro Potengi. Sua estrutura comporta salas de aula climatizadas, laboratórios de informática, Núcleo de Pesquisa, salas de professores, de Coordenação de Curso e de trabalho de conclusão de curso, auditório, além da Central de Atendimento. Dispõe, também, de recursos audiovisuais, de multimídia e de serviço de apoio psicopedagógico ao aluno. A biblioteca é constituída por um acervo atualizado e em permanente renovação, e disponibiliza serviços de consulta, reserva e renovação de empréstimo via Internet. O horário de funcionamento é das 15h às 22h35.
EXPEDIENTE
Coordenador:
Prof. Otomar Lopes Cardoso Júnior.
E-mail:
[email protected].
Atendimento ao Público:
Alameda das Mansões, 2110 - Candelária.
Telefone: 3615 8011.
Horário de atendimento: Das 14h às 22h30, de segunda a sexta-feira.
© 1999 - 2007 Faculade de Natal
Unidade I: Alameda das Mansões, 2110 - Candelária Natal-RN CEP: 59064-740
Unidade II: Rua Maria José Lira, S/N - Conjunto Potengi Natal-RN CEP: 59108-300
Unidade III: Avenida Romualdo Galvão, 1826 - Lagoa Nova Natal-RN CEP: 59056-100