INSTITUCIONAL
  1. História
  2. Missão
  3. Estrutura Física Unidade I - Candelária Unidade II - Zona Norte Unidade III - Lagoa Nova
  4. Estrutura Organizacional
  5. Visita Virtual
  6. Parcerias e Convênios
  7. Identidade Visual
  8. Contatos
  9. ACADÊMICO
  10. Graduação Administração Adm. com Habilitação em Marketing Direito Ciências Contábeis Pedagogia Sistemas de Informação Tec. em Banco de Dados Tec. em Gestão de Recursos Humanos Tec. em Gestão de Seg. Pessoal e Patrimonial Turismo
  11. Pós-graduação Administração Direito Turismo Meio Ambiente Educação Inscrição Online
  12. Ensino e Pesquisa
  13. Extensão CEEFAL FAL Solution FATI Núcleo de eventos Cursos Rápidos Negócios Mkt. de Relacionamento Interpessoal Gerência Financeira Int. à Ouvidoria Empresarial Prev. de Perdas no Varejo Gestão em Representação de Negócios Marketing de Atendimento ao Cliente Gestão Empreendedora Preparatório para o ANPAD Rotinas de Pessoal Planejamento de Marketing Político Eleitoral O Gerente, A Licitação e o Contrato Administrativo Webmarketing e Comunicação Online Direito Direito da Seguridade Social Mediação e Arbitragem Noções de Responsabilidade Civil Redação Jurídica Matemática Financeira para Advogados Direito Empresarial Imobiliária Formação de Despachantes de Imóveis Informática Introdução à Linguagem Java Web Design Excel Avançado Redes de Computadores Autocad Informática Básica Corel Draw 11 Montagem e Manutenção de Computadores Matemática Financeira c/ o uso da Calculadora Financeira HP-12C Comunicação Assessoria de Comunicação Como Falar em Público Cursos Modulares Inscrição Online
  14. Calendário Acadêmico
  15. Mensalidades
  16. Pesquisa Bases e Linhas Objetivos ENIC
  17. Vestibular
  18. CPA
  19. SERVIÇOS
  20. Faça parte da FAL
  21. Buscando talentos Empresas Candidatos
  22. Ex-alunos
  23. Ouvidoria
  24. Central do Aluno
  25. Central do Professor
  26. Coral
  27. Amizade Premiada
  28. Orient. Psicopedagógica
  29. SALA DE IMPRENSA
  30. Notícias
  31. Newsletter
  32. Eventos
  33. Fotos
  34. Publicações
  35. Campanhas
WEBMAIL


RESPONSABILIDADE SOCIAL

Instituto FAL Instituto Fal

Conheça a instituição

projetos e programas FAL Projetos e programas


NEWSLETTER


ENQUETE

O que você achou do novo FAL express?


Ótimo! O novo formato e linguagem facilita a leitura.
Bom. Algumas mudanças ainda podem ser feitas.
Regular. Acredito que ainda precisa melhorar.
Não gostei. Preferia como era anteriormente.






ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM MARKETING



O CURSO

O Curso de Administração com Habilitação em Marketing teve autorização para funcionamento através da Portaria do MEC Nº 136 de 01/02/2001, publicada no D.O.U. de 10/02/2001, e reconhecido pela Portaria do MEC Nº 2.490 de 11/07/05, publicado em DOU de 12/7/05. O currículo do Curso está construído numa estrutura abrangente e flexível, de maneira que sua implementação respeite as vivências e experiências já adquiridas pelo aluno, promova o desenvolvimento das competências necessárias à vida produtiva e permita a atualização contínua de seus programas, numa relação dinâmica e transformadora entre o contexto e a formação acadêmica, respondendo assim, não somente às necessidades do mercado de trabalho, mas servindo como instrumento de mudança no enfoque do administrador solucionador de problemas, orientador, promotor e multiplicador de novas relações produtivas e sociais. Para tanto é composto de um corpo docente qualificado, (especialistas, mestres e doutores) e com experiência comprovada na área.

LINKS


DIRETRIZES CURRICULARES

Para obter mais informações sobre as diretrizes curriculares do curso de Administração acessar o site www.mec.gov.br.

OBJETIVO

Preparar profissionais em Administração, com habilitação em Marketing, através de uma sólida formação humanística e, científica, capazes de compreender suas funções técnicas e humanas e apresentar, a partir de uma visão sistêmica, características empreendedoras e criativas, demonstrando pleno desenvolvimento das competências gerais e específicas, essenciais ao desempenho do profissional e do cidadão, que o mercado e a vida em sociedade requer.

Este conjunto de competências amplia-se para além da dimensão cognitiva e intelectual, exigindo capacidade comunicativa, de relacionamento social, comportamental e político. Esta formação constitui-se também no saber-ser e não apenas no saber-fazer, preparando o administrador para atuar como agente do desenvolvimento.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso do Curso de Administração com habilitação em Marketing deve apresentar uma visão global da dinâmica organizacional, demonstrando habilidade para compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual está inserido e para tomar decisões em um mundo produtivo, globalizado e competitivo.

Desenvolverá atividades de relacionamentos interno e externo sendo responsável pelo Plano Institucional de Marketing, desde sua elaboração até a avaliação de seus resultados.

O gestor de Marketing deverá apresentar grande capacidade de comunicação e bom relacionamento interpessoal, visto que o foco da sua atuação é o atendimento à satisfação do cliente, devendo ainda, no exercício de suas atribuições, adotar uma postura ética e estar atento às tendências de mercado e ao comportamento dos consumidores, assim como, comprometido com o aprendizado contínuo, demonstrando disposição para mudança e auto-desenvolvimento. Será um empreendedor dinâmico e criativo capaz de adaptar-se às adversidades impostas pelo mundo do trabalho. Deverá ainda se apropriar de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional, participando continuamente de equipes multidisciplinares.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Poderá atuar em cargos executivos de empresas de caráter privado, de qualquer segmento empresarial ou em empresas públicas, nas áreas de marketing e vendas ou, ainda, como autônomo.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  •  Associar teoria às práticas profissionais de Marketing;
  •  Integrar as diferentes áreas do conhecimento de Marketing, identificando os limites e suas contribuições específicas;
  •  Identificar as tendências de mercado, posicionandose frente às suas necessidades atuais;
  •  Saber se comunicar e se expressar na forma escrita e verbal;
  •  Ter capacidade para tomar decisões estratégicas na solução de problemas relacionados à sua área de atuação;
  •  Entender o contexto mercadológico em que sua atuação empresarial se insere e ter visão das oportunidades;
  •  Saber analisar a viabilidade de projetos de Marketing;
  •  Saber desenvolver contratos e orçamentos da área;
  •  Conhecer e respeitar os direitos do consumidor;
  •  Entender a importância e saber estruturar redes de relacionamento;
  •  Utilizar os meios informatizados aplicados à gestão de marketing e vendas, com conhecimento das tecnologias de ponta;
  •  Conhecer às políticas econômicas e as leis vigentes do país, acompanhando e compreendendo suas conseqüências mercadológicas;
  •  Desenvolver a capacidade de liderança fundamentada na argumentação e na negociação;
  •  Gerenciar contingências, identificando oportunidades de negócios;
  •  Orientar as relações da empresa no seu ambiente interno e no macroambiente de mercado;
  •  Apresentar postura de análise contextualizada frente à realidade;
  •  Ter flexibilidade e velocidade para conviver e atuar com as diversificadas situações de mudança;
  •  Ter predisposição para trabalhar em equipe;
  •  Ter criatividade e iniciativa para desenvolver, propor e implantar experiências inovadoras;
  •  Demonstrar interesse pela contínua atualização profissional;
  •  Apresentar espírito empreendedor e persistência para desenvolver novas idéias e empreendimentos;
  •  Demonstrar postura próativa frente às tendências decorrentes da dinâmica evolutiva da sociedade e disposição para enfrentar desafios;
  • Demonstrar senso ético e responsabilidade no desempenho profissional.


Portanto, o Curso de Administração com Habilitação em Marketing da Faculdade de Natal, se propõe a formar cidadãos e profissionais generalistas com visão estratégica e capacidade de análise e reflexão crítica sobre a realidade macro-social e com postura ética. Essas qualidades habilitam o profissional de Administração, na área de Marketing, a atuar de forma empreendedora junto às organizações, em consonância com os padrões de excelência requeridos pelo ritmo e amplitude das transformações globais.

ESTRUTURA CURRICULAR

O currículo do Curso de Bacharelado em Administração, com habilitação em Marketing, está fundamentado nos princípios das diretrizes curriculares para os cursos da Área de Administração (Resolução nº 01 de 02/02/04) e contempla conteúdos que permitem a inter-relação com a realidade nacional e internacional, a partir da contextualização de sua aplicabilidade no âmbito das organizações, utilizando tecnologias inovadoras e atendendo ao que estabelece esta Resolução, quanto aos seguintes campos de formação:

  •  Conteúdos de Formação Básica: relacionados com os estudos para o desenvolvimento de competências gerais, conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes ao desempenho profissional e pessoal;
  •  Conteúdos de Formação Profissional: relacionados à área específica de administração com ênfase em marketing, envolvendo teorias e práticas profissionais;
  •  Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: relativos ao pensamento matemático e estatístico, pesquisa e uso de tecnologias que contribuam para o melhor desempenho do administrador de marketing como estrategista de negócio;
  •  Conteúdos de Formação Complementar: aqueles estudos em caráter de aprofundamento ou enriquecimento profissional, trabalhados na forma da transversalidade ou interdisciplinaridade, são eles: estudos sobre meio ambiente, direito e cidadania, ética, desenvolvimento sustentável, qualidade e empreendedorismo. Neste contexto, são realizados eventos entre os quais destacamse:


A estrutura curricular do Curso de Administração, com habilitação em Marketing oferece uma carga horária de 3.144 horas, distribuídas em atividades práticas e teóricas, num período de 04 (quatro) anos.

Estrutura para o ano de 2007:

1° ANO

1º Semestre

  • Teoria Geral da Administração I (72h)
  • Língua Portuguesa (72h)
  • Matemática (72h)
  • Metodologia da Pesquisa (54h)
  • Fundamentos de Marketing (36h)
  • Direito e Cidadania (36h)

2º Semestre

  • Teoria Geral da Administração II (72h)
  • Contabilidade Básica (72h)
  • Introdução à Filosofia (36h)
  • Matemática Financeira (72h)
  • Políticas e Tendências Econômicas (36h)
  • Criatividade em Marketing (36h)


2° ANO

3º Semestre


  • Microeconomia (72h)
  • Contabilidade Intermediária (72h)
  • Estatística (72h)
  • Introdução à Sociologia (36h)
  • Introdução à Psicologia (54h)

4º Semestre

  • Macroeconomia (72h)
  • Direito Tributário (72h)
  • Lógica (36h)
  • Administração de Marketing I (72h)
  • Empreendedorismo (36h)
  • Relações Interpessoais (36h)


3° ANO

5º Semestre


  • Administração Financeira (72h)
  • Gestão de Pessoas (72h)
  • Administração da Produção (72h)
  • Administração de Marketing II (36h)
  • Comportamento do Consumidor (72h)

6º Semestre

  • Gestão da Qualidade (72h)
  • Sistemas de Informação (72h)
  • Contabilidade Gerencial (72h)
  • Desenvolvimento e Lançamento de Produto (72h)
  • Marketing Industrial (72h)


4° ANO

7º Semestre


  • Organização de Sistemas e Métodos (72h)
  • Marketing de Varejo (36h)
  • Marketing Turístico (54h)
  • Marketing de Relacionamento (54h)
  • Estágio Supervisionado (150h)

8º Semestre

  • Ética Profissional (36h)
  • Direito do Consumidor (36h)
  • Planejamento Estratégico (72h)
  • Marketing Social (72h)
  • Estágio Supervisionado - TCC (150h)
  • Ética Profissional (36h)


Carga horária de Atividades Independentes deverá ser desenvolvida ao longo do curso: 270h/a
Carga horária total: 2982h/a

CORPO DOCENTE

  • Abdinardo Moreira Barreto - M. Sc.
  • Andréa Phillip Cavalheiro - M. Sc
  • Carlos Alberto Nocoleti - Dr.
  • Carlos Eduardo Cavalcante - M. Sc.
  • Carlos Henrique Medeiros - Esp
  • Fernando André Tavares - M. Sc.
  • Jamilson Pinto de Medeiros - Dr.
  • Julio André Moreira Neto - M. Sc
  • Nilva Coimbra d Espírito Santo Filha - Esp.
  • Varélio Gomes dos Santos - M. Sc.

INTEGRAÇÃO ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA

Os objetivos, métodos e técnicas previstas no Plano Pedagógico do Curso permitem a integração do ensino à pesquisa e à extensão, princípios indissociáveis na vida acadêmica.

O Curso de Administração, com habilitação em Marketing, desenvolve uma política de incentivo à investigação científica para o fortalecimento do ensino. A pesquisa, nesse sentido, consiste em meio para melhoria e instrumentalização do ensino, apoiando-se nos avanços científicos, como forma de inovar e descobrir novos caminhos.

Na área da Pesquisa são estimuladas as seguintes modalidades a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo:

  1. Pesquisa como atividade de iniciação científica para o corpo discente;
  2. Pesquisa pedagógica vinculada à transmissão do ensino, a fim de dar-lhe caráter prático, criativo e crítico;
  3. Pesquisa como atividade complementar docente, visando a atualização científica e a interdisciplinaridade;
  4. Pesquisa-aplicada, de utilidade econômica e social;
  5. Pesquisa-reflexiva, que consiste na busca desinteressada da verdade, das ciências fundamentais e da produção do conhecimento.

A Extensão constitui a ligação entre a Faculdade e a Sociedade. Este entendimento permite ao Curso de Administração com habilitação em Marketing, assumir a missão de participante na disseminação do saber, garantindo a consolidação do trabalho extensionista através de:

  1. Contato com o meio cultural, possibilitando a ampliação do conhecimento;
  2. Formação da consciência sócio-política da comunidade universitária;
  3. Dinamização do trabalho educativo;
  4. Atividades interdisciplinares presentes na ação pedagógica;
  5. Atividade de inter-relação academia-comunidade, gerando responsabilidades recíprocas.

Com esta visão institucional, a extensão tem a função de interligar Faculdade/Comunidade, através de uma ação conjunta que permite o conhecimento das necessidades e dos interesses da sociedade, subsidiando o ensino e desenvolvendo a formação de uma consciência social e cultural.

FUNCIONAMENTO DO CURSO

O curso funciona em dois locais: na Unidade I, localizada na Alameda das Mansões, 2110 - Candelária e na Unidade II na Av. Maria José Lira S/N Bairro Potengi. Sua estrutura comporta salas de aula climatizadas, laboratórios de informática, Núcleo de Pesquisa, salas de professores, de Coordenação de Curso e de trabalho de conclusão de curso, auditório, além da Central de Atendimento. Dispõe, também, de recursos audiovisuais, de multimídia e de serviço de apoio psicopedagógico ao aluno. A biblioteca é constituída por um acervo atualizado e em permanente renovação, e disponibiliza serviços de consulta, reserva e renovação de empréstimo via Internet. O horário de funcionamento é das 15h às 22h35.

EXPEDIENTE

Coordenador:
Prof. Otomar Lopes Cardoso Júnior.

E-mail:
[email protected].

Atendimento ao Público:
Alameda das Mansões, 2110 - Candelária.
Telefone: 3615 8011.
Horário de atendimento: Das 14h às 22h30, de segunda a sexta-feira.





© 1999 - 2007 Faculade de Natal
Unidade I: Alameda das Mansões, 2110 - Candelária Natal-RN CEP: 59064-740
Unidade II: Rua Maria José Lira, S/N - Conjunto Potengi Natal-RN CEP: 59108-300
Unidade III: Avenida Romualdo Galvão, 1826 - Lagoa Nova Natal-RN CEP: 59056-100

maxmeio.com